Características de uma bicicleta de Ciclocross

O Ciclocross (CCX ou CX) surgiu como uma forma de treinamento dos ciclistas de estrada europeus durante o inverno. Devido ao frio intenso do hemisfério norte, era impossível pedalar por longas distâncias, então eles colocaram as speed literalmente na terra.
Nessa modalidade é bastante comum os atletas desmontarem da bicicleta e a carregarem no ombro para superar obstáculos e subidas íngremes.

As bicicletas de CX são bastante parecidas com as bicicletas de estrada, inclusive com os tradicionais guidões curvos, mas se olharmos mais de perto veremos que existem importantes diferenças para que essa modalidade tenha uma bicicleta especial.

Ciclocross: Uma modalidade diferente de tudo o que você já viu!

Mas quais são as características de uma bike CX?

– Geometria

Começando pela geometria que são menos agressivas que a das bicicletas de estrada. A caixa do movimento central de uma bicicleta CX é mais elevada do solo para facilitar a ultrapassagem dos obstáculos. Recentemente essa tendência está mudando para quadros com caixa de centro mais baixa, pois assim o ciclista em mais equilíbrio e maior facilidade nas manobras de montar e desmontar da biciclieta.

Pneus

Enquanto as bicicletas de estrada utilizam pneus mais estreitos (23c ou 25c), nas Ciclocross são mais largos e com cravos (quase nunca com largura inferior a 30mm).
A pressão utilizada também é mais baixa para dar mais aderência à bicicleta.

Garfos

Nas bicicletas de estradas, para ser mais aerodinâmico, o pneu passa praticamente “raspando” no quadro e no garfo. Já nas bicicletas de Ciclocross, os garfos são mais largos para evitar que lama e outros detritos fiquem acumulados.

Freios Cantilever

Esse tipo de freio é uma característica das bicicletas dessa modalidade pois são bem abertos e evitam o mau funcionamento devido a lama e barro dos trajetos.
Freios a disco já começam a serem utilizados com maior frequência por ter um excelente funcionamento com a bicicleta molhada e cheia de lama e barro.

– Guidão

Os tradicionais guidões curvos das speed estão presentes nas bicicletas de Ciclocross. Normalmente é posicionado mais pra cima e mais largo que o normal para facilitar a pilotagem com estabilidade. Alguns modelos possuem um manete auxiliar de freio, que fica na parte alta e horizontal do guidão e facilita na hora das frenagens.

– Outras características

O pedivela tem uma relação mais curta (46×36 dentes) sendo bem mais leves que as das bicicletas de estrada e alguns modelos possuem um sistema de uma única coroa.

Os pedais são os utilizados nas mountain bikes pois acumulam pouco barro e lama.

Os selins são especialmente desenvolvidos para terem uma ponta anatômica geralmente para que se encaixe no ombro do ciclista, isso mesmo, no ombro pois ter que carregar a bike durante as provas é muito comum e rotineiro.

Os cabos de freio e câmbio passam pelo tubo horizontal do quadro para não atrapalhar na hora de carregar a bicicleta e também para ficarem longe da lama e água dos percursos.

Curiosidades:

– A troca de bicicleta durante a prova é permitida, pois algumas etapas das competições oficiais possuem tanta lama que o atleta corre com uma bike durante uma volta enquanto a sua equipe limpa a outra bike.
– Pedais e sapatilhas utilizadas são as de MTB, pois elas facilitam que o atleta corra.
– O câmbio dianteiro tem uma guia especial para evitar que a corrente caia fora da coroa.
– Os atletas utilizam os skinsuits (os famosos macaquinho de provas contra-relógio) ao invés do tradicional conjunto de camisa e bretelle. Os skinsuits são mais difíceis de enroscar em galhos e outros obstáculos dos percursos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s