Erros mais comuns de quem pedala

Não somente os novatos no ciclismo costumam cometer erros ao pedalar, alguns ciclistas experientes também enfrentam dificuldades nesse sentido e acabam cometendo erros que acabam prejudicando o desempenho na bike.

Confira algumas dicas para melhorar a sua técnica e ter uma boa performance ao pedalar.

1. Postura Incorreta

Quando o ciclista está pedalando com uma postura incorreta, normalmente são erros nos ajustes de peças e componentes da bicicleta, sendo o selim e guidão as principais causas desse problema. Se o selim e/ou guidão estiverem muito altos (ou muito baixos) ocasionará não apenas desconforto ao pedalar, mas um alto risco de lesões provocadas por tensionamento e flexão inadequados de joelhos e pernas, além de uma inclinação de coluna pouco recomendada.
O tamanho das rodas em relação ao tamanho do quadro também são causadores de postura incorreta.
Se possível, realize um bikefit para adequar a bicicleta e seus componentes para o seu biotipo. Esses pequenos ajustes lhe garantirão um desempenho melhor ao pedalar.

2. Não respeitar os seus limites

Quando começamos a pedalar sempre temos aquela vontade de superar barreiras e ir cada vez mais longe, mas isso pode causar desgaste excessivo e lesões por você ainda não estar acostumado com um ritmo elevado. Mesmo os ciclistas veteranos não estão livres do “over training”, causa comum das mais diversas lesões.

Realize treinos constantes, porém não excessivos. Respeite o tempo que o seu corpo precisa para se recuperar entre um treino e outro, ou após um pedal desgastante.

3. Alimentação e Hidratação

Esses são pontos fundamentais para se manter um bom desempenho durante o pedal, porém são muitas vezes negligenciados pelos ciclistas.
Pedaladas mais longas, que ultrapassem uma hora de atividade, devem receber atenção especial. Manter-se nutrido durante a prática do exercício é muito importante, cuide para se reabastecer com pequenas quantidades ao completar a primeira hora e depois a cada 15 ou 20 minutos.

A hidratação precisa ser constante. Não espere sentir sede para se hidratar e beba água com frequência durante todo o percurso.

4. Kit de Reparo

Os problemas mecânicos e furos de pneus são mais comuns do que se imagina durante um passeio ou treino. Para não ficar a pé durante a pedalada, tenha sempre à mão uma câmara extra e algumas ferramentas básicas para recuperar a bike.
Conheça o essencial para realizar pequenos ajustes. Não precisa ser um especialista em mecânica, mas realizar a manutenção básica pode fazer a diferença entre seguir adiante ou voltar pra casa empurrando a bicicleta.

5. Ser imprevisível ao pedalar em grupo

Se você está iniciando a prática de pedalar em grupo, procure ficar na retaguarda e observar o comportamento dos demais ciclistas.
As causas de acidentes mais frequentes são movimentos bruscos que não são previstos pelo grupo. Como pedalam todos muito próximos uns dos outros, uma mudança de direção ou freada sem a devida sinalização pode levar todos para o chão.

Matéria originalmente publicada em Bike Registrada

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