Qual tamanho de quadro ideal?

Uma das perguntas mais feitas pelos iniciantes no ciclismo é “Qual tamanho de quadro devo usar?

Assim como roupas e calçados, os quadros das bicicletas tem tamanhos diferentes que variam de acordo com a altura do ciclista. Como cada pessoa tem características físicas únicas, os ajustes relacionados ao tamanho do tronco e membros, como a altura do selim e guidão, devem ser ajustadas em um Bike Fit (que é uma avaliação específica de posição ideal do ciclista na bicicleta), mas para o quadro existem algumas medidas universais.

Nesse artigo vamos tratar das medidas dos quadros para Mountain Bike e Road pois elas são consideradas pelo seat tube (tubo do selim) e podem sem em polegadas (para mountain bike) e em centímetros (para as road bike).

As BMX tem suas medidas pelo top tube (tubo superior do quadro) e uma série de micro ajustes diferentes no head tube e seat tube. Cada variação pode trazer mais ou menos agilidade, estabilidade, entre outros, o que muda de acordo com a modalidade do BMX e o estilo de cada ciclista. Iremos tratar desse assunto em um outro post mais detalhado.

Os quadros das Mountain Bikes são medidos em polegadas. O valor é a distância do eixo do movimento central ao final do seat tube onde é inserido o canote.

Podem ser:
– 15”
– 16”
– 17”
– 18”
– 19”
– 21”

Alguns fabricantes podem fazer variações desses tamanhos, como por exemplo os quadros 15,5”.

Já os quadros para as bicicletas de ciclismo de estrada (speed/road bike) os tamanhos são descritos em centímetros e partem de 45cm até cerca de 65cm.

Além dessas formas de medidas, alguns fabricantes adotam a medida universal de tamanho, tanto para as mountain bikes, quanto para as road bikes.
S (small): para os quadros de tamanho 15 à 16”;
M (médium): para os quadros de tamanho 17 à 18”;
L (large): para os quadros de tamanho 19”;
XL (extra large): para os quadros de tamanho 21”.

Mas como saber qual é o ideal?

Existem duas formas para encontrar o tamanho ideal do quadro.
A primeira é a medida do cavalo, que é a distância dos pés até o meio das pernas do ciclista, conforme imagem abaixo:

Essa forma não é muito utilizada, pois dificilmente trará um resultado 100% absoluto. Como ela produz um resultado aproximado e podem ter inúmeros fatores influenciando a medição, acabou não sendo muito utilizada.

A forma mais utilizada atualmente é a altura do ciclista e existe uma tabela universal de quadros com os tamanhos indicados para cada faixa de altura.
Essas medidas atenderão a maioria dos ciclistas sem grandes adaptações, porém pessoas com características físicas diferentes (braços ou pernas muito longos, tronco grande e pernas curtas, etc) devem procurar um Bike Fit para encontrar o tamanho ideal que mais vai se adequar ao seu corpo.

Abaixo estão as medidas universais dos quadros (MTB e Road) para homens e mulheres

Precisando de peças e acessórios para bike você encontra aqui na Azupa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s