Henrique Avancini e Letícia Cândido levam as provas XCO e XCM no Campeonato Brasileiro MTB 2019

O ciclista Henrique Avancini confirma o favoritismo e leva o Campeonato Brasileiro de MTB nas modalidades Cross Country Olímpico (XCO) e Maratona (XCM) realizado na região serrana de Mairiporã, em São Paulo.

A mineira Letícia Cândido comemorou os títulos inéditos na carreira, também levando ambas as provas.

Henrique Avancini © Rodrigo Barreto

XCO

O público pode acompanhar de perto a definição dos campeões brasileiros de cross country olímpico no último sábado (20/07)

Na Elite Masculina, Avancini manteve a liderança durante toda a prova e na terceira volta conseguiu abrir uma distância confortável para os demais competidores.
Foi o 14º título de Avancini em provas de XCO.

Henrique Avancini © Luis Claudio Antunes – CBC

“Corrida duríssima. Eu queria muito manter essa camisa no meu peito, é uma grande honra e um grande prazer. Essa era uma prova que todo mundo esperava que eu ganhasse, e fico feliz de não ter decepcionado a galera. E ter ajudado a fazer essa festa maravilhosa. É diferente de como se eu estivesse em uma prova internacional, porque eu estou em casa e a sensação é muito melhor. É especial ver esse carinho, ver como as pessoas vibram com o mountain bike, com um biker brasileiro, pra mim é sensacional viver isso, vivo um momento dos sonhos na minha carreira.” comentou Henrique.

© NG Fotos

Resultado Elite Masculina XCO

1 – Henrique Avancini
2 – Guilherme Muller
3 – Sherman Trezza
4 – Luiz Cocuzzi
5 – Rubinho Valeriano

Na Elite Feminina, a mineira Letícia Cândido confirmou que vive o melhor momento da carreira superando as últimas campeãs da prova, Raiza Goulão (tricampeã brasileira entre 2015 e 2017) e Jaqueline Mourão (vencedora em 2018).

“Foi um turbilhão de emoções, desde a largada sabia que não estava na minha melhor performance. Mas confiei no meu trabalho e contei um pouquinho com a sorte. Agradeço a toda minha equipe, que confiou no meu trabalho. Estou muito contente”, disse Letícia.

Letícia Cândido © Luis Claudio Antunes – CBC

A campeão de 2018, Jaqueline Mourão, liderava a prova e na metade final teve um furo no pneu traseiro, tendo que percorrer uma parte do circuito pedalando no aro da bike para chegar na área de apoio para realizar a troca.

Jaqueline Mourão © Luis Claudio Antunes – CBC

“Faz parte do esporte. Furei o pneu e tive que correr muito pra chegar no apoio para poder fazer a troca. Mas é importante saber que estou muito forte e que fisicamente e tecnicamente estou muito bem. Problemas mecânicos acontecem, é a gente tem que saber que isso faz parte do esporte. Semana que vem tem Jogos Pan-Americanos no Peru e é uma honra muito grande representar o meu país”, destacou Jaqueline.

© Gustavo Epifanio

Resultado Elite Feminino XCO

1 – Letícia Cândido
2 – Raiza Goulão
3 – Jaqueline Mourão
4 – Hercília Najara
5 – Viviane Favery

XCM

A prova de Maratona do Cannondale MTB Festival contou com percursos de 82 km e 41 km que passava por estradas e trilhas da região serrana de Mairiporã, em São Paulo.

No Masculino, Henrique Avancini faturou pela primeira vez na carreira o título brasileiro de cross country maratona.
A prova foi bastante disputada do início ao fim, sendo definida somente nos últimos quilômetros, quando Avancini fez o ataque na última serra, cerca de 5 km para o final, conseguindo abrir uma vantagem de pouco mais de dois minutos para o segundo colocado.

Henrique Avancini © Luis Claudio Antunes – CBC

“Competi ontem, então estava bastante cansado e precisei usar uma tática cautelosa, estudando mais os adversários e procurando o momento certo para tentar definir a corrida. Após o começo da prova consegui me destacar com o Bruno e a menos de 10 km do final consegui fazer uma aceleração no último trecho de trilha e me destacar. Super especial conseguir dois títulos brasileiros em casa, perto da minha família, que é onde eu encontro forças para superar todas as dificuldades”, afirmou Avancini.

O atual campeão mundial da maratona e segundo colocado na Copa do Mundo de XCO 2019, Avancini vai representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, em 28 de julho. Em seguida parte para a próxima etapa da Copa do Mundo em Val di Sole, na Itália, entre os dias 2 e 4 de agosto.

© Luis Claudio Antunes – CBC

Resultado Elite Masculina XCM

1 – Henrique Avancini
2 –  Bruno Lemos
3 – Sherman Trezza
4 – Gilberto Gois
5 – Edson Rezende

Na competição Feminina, Letícia Cândido entrou embalada pelo título de XCO, conquistado no sábado, e confirmou a incrível fase levando a medalha de ouro na prova.

Letícia Cândido © Luis Claudio Antunes – CBC

“Foi incrível finalizar minha participação com dois títulos nacionais. Eu estava muito preocupada por fazer as duas provas, mas meu treinador sempre me tranquilizou e disse que eu estava preparada. Apesar de tudo, Sofri bastante porque estava um pouco cansada da prova de XCO e tinha muita subida longa, subidas inclinadas e no final muitos tops, quase intermináveis, e acredito muito que tudo valeu a pena”, ressaltou Letícia.

© Luis Claudio Antunes – CBC

Resultado Elite Feminino XCM

1 – Letícia Cândido
2 – Viviane Favery
3 – Raiza Goulão
4 – Tania Clair
5 – Marcella Toldi

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s