5 Dicas para Iniciantes na Bike

Está pensando em começar a pedalar?
Confira essas dicas que vão te ajudar a aproveitar todas as vantagens que o ciclismo oferece e garantir uma boa experiência de bike.

1. Escolha uma Bike para Iniciantes

O primeiro passo para começar a pedalar é a Bicicleta.
Não é necessário já começar com uma bike de ultima geração. A escolha certa depende do tipo de pedal que você pretende praticar.

Vai passear somente pela cidade, nos parques e ciclovias?
Um modelo mais simples já será um bom começo.
Pretende ir para trilhas técnicas e competições?

Então um modelo mais robusto deverá ser escolhido e será necessário ter mais atenção ao tipo de freio, suspensão, quadro, etc.
É extremamente importante que a bicicleta seja adequada ao seu corpo. Até uma bike para iniciantes tem diferentes tamanhos de quadro e roda, regulagem de selim e guidão, onde tudo isso influencia na hora de pedalar.
Por isso é importante que se realize um bike fit, onde um profissional qualificado irá ajustar a bicicleta especificamente para o seu biotipo.

2. Roupas e Equipamentos Adequados

O capacete é o primeiro equipamento que devemos pensar para começarmos a andar de bicicleta, procure por um com boa ventilação, fácil travamento e de qualidade.
Pense também em um óculos que filtre o excesso de luminosidade e tenha uma boa proteção para os seus olhos contra o vento, poeira, etc.

As luvas também devem ser adquiridos pois além do conforto, elas darão maior firmeza à pilotagem e protegerão em caso de quedas.

As roupas de ciclismo são importantes para melhorar o desempenho, onde seus tecidos e acolchoamentos garantem conforto e evitam assaduras no caso das bermudas, e as camisetas possuem tecidos que privilegiam a ventilação e melhor sensação térmica.

3. Saiba fazer a manutenção de emergência

Não é necessário que você se torne um especialista em mecânica para começar a pedalar. Porém, saber realizar algumas tarefas básicas como trocar um pneu, substituir a câmara, arrumar a corrente, entre outros.

Claro que não se faz necessário que você saiba isso para pedalar, mas saber fazer esses pequenos ajustes já irá lhe preparar para os imprevistos que podem acontecer no meio do pedal.

4. Pedale em locais conhecidos

Seja para pedalar sozinho ou com outros iniciantes, sempre faça trajetos que você conheça que tenha ciclovias ou ciclofaixas, evitando com que você se perca.
Com o tempo e a prática, você terá mais confiança para explorar novos percursos e ambientes.

5. Respeite seus limites

Nunca exagere nos passeios.
Pedalar é um exercício e por isso é necessário que você conheça os seus limites para que não tenha imprevistos e não aguente voltar pedalando para casa.
Pedaladas fortes e de muitos quilômetros não são adequadas para ciclistas iniciantes, isso só é possível só com treino e experiência.

Matéria originalmente publicada em Bike Registrada

Agora chegou a hora de pegar a bike e partir para a trilha, estrada ou pedalada de lazer.

O ciclismo tem inúmeros benefícios e com certeza você aproveitará todos eles.

Vai partir para o pedal?
Conta pra gente como foi!
 
Tudo para a sua #vidacombike está aqui!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s