5 Dicas para as Provas de Mountain Bike

Por mais simples que seja a prova, é necessário se preparar muito para participar de qualquer competição de ciclismo.

As provas de MTB são as mais facilmente encontradas no Brasil e separamos algumas dicas para te ajudar a encarar essas competições.

1. Planejamento

Antes de fazer a inscrição, pesquise sobre a prova e o local, se é para o seu nível de experiência, etc.
Após realizar a inscrição, visite o local quando puder. Conhecer o terreno antecipadamente garante que você vai estar preparado para os desafios e imprevistos que podem aparecer.

Não se atrase para o início da prova. Se a competição for em outra cidade, pesquise e reserve os hotéis com antecedência. Verifique a estrutura que o evento irá proporcionar, assim você pode economizar, por exemplo, com alimentação, equipe médica.

2. Treinamento

Comece os treinamentos com no mínimo 2 meses de antecedência. Intercale treinos de distância, de subida, regenerativos e não esqueça dos dias exclusivos de descanso, dessa maneira, o seu corpo já irá se acostumar com a intensidade do pedal da prova.

Se você treinar em distâncias maiores que a da prova (em local parecido também), o seu corpo vai estar preparado para a força extra que será exigida no dia do evento e você já estará preparado para as dificuldades que poderão acontecer no percurso.

3. Alimentação

Parte essencial para as provas de MTB, a alimentação deve ser feitas com refeições ricas em carboidratos e proteínas. Assim você terá a energia e resistência que os seus músculos precisam para aguentar os treinamentos e a competição.
Isso é apenas uma recomendação, sempre que possível consulte um nutricionista para que uma alimentação específica seja feita tendo em vista o seu tipo físico e o esforço realizado em cada prova.
Evite o álcool e prefira frutas e alimentos naturais. Águas e isotônicos são essenciais para o pré e pós treinamento.

4. A Bike

O preparo da sua companheira de pedal é tão importante quanto o seu. Uma manutenção geral nela pode ser feita 15 dias antes das provas de MTB para ter tempo de testar se nenhum item está desregulado ou com problemas.

É importante que a bike da competição seja a mesma ou alguma com as mesmas configurações que você utilizou nos treinamentos, assim você estará com o equipamento ajustado ao seu corpo, não sendo necessário adaptações.

Os pneus são os itens que podem ser alterados com maior frequência antes das provas, pois cada pista pode exigir um tipo de pneu específico. Mas sempre teste-os com bastante antecedência para que você já esteja acostumado com eles.

4. Equipamentos

Verifique se cada ferramenta, acessório e equipamento estão prontos para serem utilizados na competição.

Dependendo da prova, é importante levar kit remendo, câmaras extras, pneus extras (dobráveis para facilitar o transporte), kit de ferramentas, bomba de mão (ou cilindros de CO2 que agilizam o enchimento dos pneus) e é claro, os equipamentos de segurança.

Matéria originalmente publicada em Bike Registrada

Você já participa de competições?
Conta pra gente como é a sua preparação.

 Tudo para a sua #vidacombike está aqui!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s