5 equipamentos indispensáveis na hora de pedalar

Para pedalar, seja em grupo ou sozinho, o que não pode faltar são os equipamentos de segurança.
A primeira coisa que vem à mente quando falamos de segurança no pedal é o capacete, porém muitos outros acessórios são importantes para garantir uma maior segurança e, em muitos casos, aumentar o desempenho dos ciclistas profissionais e amadores.

Fizemos uma lista com 5 itens importantes para você pedalar com segurança e comodidade.

CAPACETE

Um item extremamente fundamental que, não importa se é para competição, passeio ou locomoção de trabalho, o capacete é obrigatório para a segurança do ciclista.
Proteger a cabeça contra impactos causados por quedas e acidentes é o mínimo que podemos fazer para pedalarmos com tranquilidade.

A escolha do modelo ideal depende de alguns fatores, que explicamos melhor nesse artigo.

Você consegue encontrar diversos modelos diferentes de capacetes, mas os principais tipos são:

Capacete aberto (concha) – Bem ventilado e aerodinâmico.
Utilizado pela maioria dos ciclistas, os modelos com viseira são mais usados por praticantes de mountain bike, enquanto os sem viseira, pelos praticantes de ciclismo de estrada.

Capacete urbano (Coquinho) – Indicado para uso urbano e para modalidades que possuem o risco de queda vertical como o BMX

Capacete fechado – Para modalidade extremas como o Downhill e algumas categorias do BMX.
Protege toda a cabeça e a região do queixo.

Capacete de pista – Específicos para as modalidades de pista e velódromo. Desenvolvidos para serem resistente e extremamente aerodinâmicos.

ÓCULOS

Muita gente não dá a devida atenção aos óculos mas são muito importantes na proteção de todo ciclista.
Nas trilhas eles protegem a visão do ciclista contra cascalhos soltos e detritos das trilhas. Já no asfalto, eles evitam as irritações causadas pela fuligem e poeira das pistas e estradas.

Existem modelos que são muito escuros para serem usados durante dias com sol intenso. Esse tipo específico de óculos devem ser evitados em pistas com muita sombra ou vegetação mais fechada.

LUVAS

Um dos exemplos que protegem e ajudam no desempenho ao mesmo tempo. Além de trazerem um conforto maior, as luvas protegem as mãos de cascalhos, impactos e atritos com o punho da bicicleta. Elas também vão proporcionar mais segurança nas manobras e curvas técnicas das trilhas.

SAPATILHAS

Tão confortáveis quanto os tênis esportivos, as sapatilhas aderem o seu solado ao pedal da bicicleta, aumentando a força e o rendimento das pedaladas, além de evitar as “escapadas” do pé ao pedalar que podem levar a quedas.

Mas lembre-se que é necessário experiência e técnica para utilizar com segurança as sapatilhas. Damos 5 dicas para os iniciantes aqui nesse artigo.


MOCHILA DE HIDRATAÇÃO

Não é um item de proteção, mas as mochilas de hidratação vão proporcionar um tempo maior em trilhas ou passeios mais longos.
Além de manter o organismo hidratado e saudável durante a prática do exercício, esse tipo de mochilas também possuem compartimentos em que é possível levar alimentos em pequenas porções e ferramentas para a manutenção da bike.

Você utiliza esses equipamentos?
Conta pra gente a sua experiência.

E precisando de pneus e acessórios para a sua bike, você encontra aqui na Azupa!
Tudo para a sua #vidacombike está aqui!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s