Carapicuíba, onde nasceu o Dirt Jump no Brasil

Onde tudo começou!

Quando perguntamos sobre Dirt Jump no Brasil, a primeira coisa que vem à cabeça é a cidade de Carapicuíba na Grande São Paulo.
Há mais de 20 anos, grandes nomes do BMX passam por lá.

foto: Divulgação

Foi nos anos 90 que surgiram as primeiras rampas no local e em pouco tempo, a cidade se tornou um ponto de encontro do Dirt brasileiro.

Construído em um terreno da COHAB 2, as famosas rampas da “Caracas Trails” já receberam atletas e eventos internacionais com o Super BMX em agosto de 2018.

foto: Divulgação

O intercâmbio de informações com atletas estrangeiros e a colaboração dos atletas locais são a essência para a evolução e conservação do Dirt Jump brasileiro. Gerações de pilotos se unem para manter a pista Caracas Trails viva.

Leandro Overall se mudou para a cidade para poder andar em Caracas. Ele é um dos principais atletas da modalidade e já foi campeão mundial no BMX Dirt, na Alemanha em 2014.

“Eu amo Carapicuíba. Esse lugar tem sido muito importante para minha evolução como piloto profissional. Já passei horas no trem para ir e voltar para casa. Valia muito à pena. Hoje eu moro em Carapicuíba e estou ajudando a cuidar do local e andando com mais frequência,” explica Overall.

Hoje uma nova geração está se formando em Carapicuíba. Pilotos como o Gustavo “Bala Loka”, começaram em Caracas e já estão com notoriedade nacional. “Bala Loka” é o atual campeão juvenil brasileiro de BMX Freestyle Park, modalidade essa que estará nos jogos olímpicos de Tóquio em 2020.

Overall acredita que a cidade é uma potência do BMX: “Nós temos uma pista de Dirt aqui, que é uma das melhores da América Latina para treinar e tem o mesmo nível de lá de fora [do país]”.

foto: Divulgação – xgames – Leandro Overall

Leandro Overall e o secretário de Esporte de Carapicuíba, Venilton Cesar Montini, revelaram que tem a intenção de abrir uma escolinha de BMX na Caracas Trails.
“A gente tem que manter esse legado em Carapicuíba. Eu estou com mais de 30 anos, o Bala Loka ainda tem muito chão para queimar, mas se vierem mais crianças, vai ser melhor ainda”, afirma Overall. “Nós temos dois atletas de ponta na cidade e precisamos fazer com que eles se tornem exemplo para as crianças”, ressaltou o secretário.

Precisando de pneus e acessórios para a sua BMX?
Você vai encontrar aqui na Azupa!
Tudo para a sua #vidacombike está aqui!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s