É barato viajar de bicicleta?

Por Pedro Vianna – BikeMyself

Se você pode economizar usando a bicicleta no seu dia a dia, já pensou que viajar usando uma bicicleta é mais barato do que uma viagem normal?

Já rodei por Espanha, França, Itália, Japão, Colômbia, México e Belize, em 4 expedições com o projeto Bike Myself.
Em cada expedição experimentei formas diferentes de hospedagem, alimentação e turismo.
O que vocês vão ver aqui é um pouco do meu ponto de vista baseado nas minhas experiências.

viajar_post1

Em uma viagem convencional o transporte e hospedagem normalmente são as coisas mais caras.
São diversas as possibilidades de transporte para se deslocar, carro, ônibus, trem, trem bala, barco, avião, etc. Todas essas opções tem custo e dependendo do lugar podem ser bem caras.

Mas se a viagem é de bicicleta, de um ponto a outra a ideia é ir pedalando. Sendo assim não existe gasto com passagem, combustível e nem com pedágio. Usando uma bike seu custo de transporte praticamente zera, sendo assim você já vai tornar sua viagem muito mais barata, mas existem outras formas de baixar ainda mais o custo.


Hospedagem Grátis

viajar_post2

Existem alguns tipos de hospedagem que não vão te custar nada.
Uma delas é levar uma barraca e acampar. Em algumas regiões e países, não é permitido acampar em qualquer área, então vai ter o custo do camping, que geralmente é bem baixo.

viajar_post3

Outra maneira custo zero de se hospedar é via plataformas colaborativas, como o Couchsurfing – uma comunidade para você encontrar hospedagem gratuita na casa de pessoas locais.
O Warmshowers tem a mesma ideia, mas é voltado apenas para viajantes de bicicleta, nessa plataforma é ainda mais fácil conseguir hospedagem, ciclista sempre ajuda ciclista.


Hospedagem gastando pouco

Troque os hotéis por hostels ou albergues, uma forma mais barata de se hospedar e também um forma muito legal de conhecer novas pessoas. Existem diversos tipos de hostels, mais agitados, mais calmos, bem baratos e outros nem tanto. É sempre possível encontrar um que se encaixa melhor no seu perfil.

viajar_post4
Albergue da juventude na Alemanha

Existem também Guesthouses, que são uma espécie de hostel mas com um clima mais caseiro, muitas vezes uma casa transformada em acomodação. No Japão encontrei mais guesthouses que hostels.
Airbnb é outra opção que muitas vezes é mais barata que hotel.

viajar_post5

Imagine então que você não tem mais gastos com transporte, seu gasto com hospedagem é baixo ou até nenhum, os únicos gastos que sobram serão com o turismo e a alimentação.
Quanto aos passeios turísticos, isso depende de cada um e de cada lugar, tem passeio que custa caro, passeio que custa barato e passeio que não custa nada.
Manter uma boa alimentação durante uma viagem é de extrema importância. A comida é seu combustível e você depende do seu corpo pra que tudo ocorra bem, por isso, dê uma atenção especial para a alimentação.

Se a intenção for economizar ainda mais, leve um fogareiro, pequenas panelas e cozinhe a própria comida, mas dependendo do lugar que for fazer a viagem, comer em restaurantes pode ser bem barato.

viajar_post7

Viajar de bicicleta além de ser sim bem barato, é uma forma diferente de se relacionar com o entorno e de se conectar com a cultura visitada. Faz bem pra saúde e pra alma, é terapêutico demais e serve pra caramba pra pensar na vida e testar seus limites.

Se o custo de uma viagem era sua desculpa, esqueça.
Monte na sua bike e vá viajar com ela.

Pedro Vianna é o fundador do Bike Myself, que são viagens de bicicleta pelo mundo em busca de impacto sustentável. Além de mostrar as suas viagens com a bike, ele também mostra projetos pelo mundo ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Você já fez cicloturismo com a sua bike? Conta pra gente como foi!
Queremos saber mais um pouco da sua #VidaComBike!

Tudo o que você precisa para a sua companheira de pedal está aqui na Azupa!

Anúncios

2 comentários sobre “É barato viajar de bicicleta?

    1. Olá Hana!
      Planejar o percurso antes de fazê-lo é essencial. Não se deve pedalar mais do que você está acostumado, assim fica mais fácil organizar e verificar com antecedência os lugares onde pode-se descansar.
      Surpresas durante a viagem sempre podem acontecer mas se tiver planejado o tanto que irá pedalar naquele dia, o cansaço não será muito significativo.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s